Seguidores

domingo, 9 de agosto de 2020

Bolos com azeite (II) : espinafres e banana

Numa semana, tenho de preparar mais de 20 lanches! Parece muito, mas é o que muitas mães fazem: lanche da manhã e da tarde, cinco dias da semana, duas crianças! Sem contar que a maioria das vezes, também eu levo lanche (e almoço!) para o trabalho.

Tento que sejam o mais diversificados e saudáveis possível, o que por vezes não é fácil, sobretudo quando os meus filhos têm colegas cujas mães enviam bolachas de chocolate ou bolinhos de compra com os bonecos "da moda", muito apelativos aos olhos deles. Isto sem falar nos sumos que, por não terem gás, acham que são bons, mas ignoram que são igualmente refrigerantes carregados de açucares e outras coisas piores. A Educadora bem que sensibiliza, substitui os lanches nos casos mais gritantes e manda de volta para casa os "alimentos" menos adequados, que trocou por outros que ela própria leva e paga! Às vezes acho que esta luta é inglória, a quem é que passa pela cabeça mandar uma lata de iced tea e um pão com chouriço para o lanche da manhã de uma criança de 3 anos?! Não que eu seja extremista, os meus também comem, mas é "a exceção que confirma a regra".

Mas, desabafos à parte, lá vou intercalando leite e iogurtes (sólidos ou líquidos), sandes de pão alentejano, carcaças ou bolinhas (para não ter sempre o mesmo aspeto), fruta cortada numa caixinha ou peças de fruta inteiras, umas fatias de bolo... Se me disserem que os bolos que faço também têm açúcar, respondo que é verdade, mas são certamente menos maus.

Na busca pelo "menos mau", mas apelativo aos olhinhos deles, fui adaptando receitas  sempre com a seguinte lógica subjacente: Substituir óleos e e manteigas por azeite produzido localmente, parte do açúcar por mel também local e incluir frutos e vegetais sempre que possível. 

Bolo de Espinafres


Ingredientes:
  • 6 ovos;
  • 1/2 chávena de azeite;
  • 2 chávenas de açúcar;
  • 2 chávenas de farinha (com fermento);
  • 200 gr (mais ou menos);
  • Manteiga e pão ralado para untar a forma.
Preparação:
  1. No liquidificador, pôr o azeite, os espinafres e as gemas dos ovos;
  2. Bater as claras em castelo;
  3. Numa taça, misturar o açúcar e a farinha e mexer bem;
  4. Juntar o preparado do liquidificador ao açúcar e à farinha, na taça;
  5. Adicionar as claras em castelo e envolver bem até obter uma mistura homogénea;
  6. Levar ao forno numa forma untada com manteiga e pão ralado.
Forno previamente aquecido a 180º, leva + ou- 30 minutos a cozer. 


Bolo de banana


Ingredientes:

  • 3 bananas;
  • 6 ovos;
  • 1/2 chávena de azeite;
  • 2 chávenas de farinha com fermento;
  • 2 chávenas de açúcar; (ou uma chávena de açúcar e três colheres de sopa de mel);
  • 1 colher de café de canela em pó.
Preparação:

  1. No liquidificador, colocar as bananas aos pedacinhos, os  ovos e a 1/2 chávena de azeite;
  2. Numa taça, misturar bem o açúcar, a farinha e a canela;
  3. Juntar o preparado do liquidificador ao da taça.
  4. Levar ao forno numa forma untada com manteiga e pão ralado.

Forno previamente aquecido a 180º, leva + ou- 30/40 minutos minutos a cozer. 

Este bolo de banana foi para um dia especial, a avó fez anos! Então, além da Patrícia (personagem dos desenhos animados do Bombeiros Sam) teve direito a cobertura, uma cobertura de chocolate que resulta sempre: uma tabuleta de chocolate negro derretido em banho maria, misturada com um pacote de natas.

Atualmente, faço a maioria dos bolos com o apoio do liquidificador, acho que ganho tempo, mas todos dão perfeitamente para fazer sem o referido utensílio de cozinha. E, aprendi com a minha querida Palmira, a usar uma esparguete para ver se o bolo está cozido! 

Até breve!!


Sem comentários:

Enviar um comentário