Seguidores

domingo, 14 de outubro de 2012

Lida da casa!

Vi, em alguns blogs, exemplos de organização/ gestão das tarefas domésticas. Aqui na Minha Aldeia (e talvez noutras também!), estas atividades tão diversificadas são globalmente chamadas “lida da casa”. É comum ouvir as pessoas mais velhas dizer apenas “estive a fazer a lida”.
Mas “a lida” não é propriamente um dos meus passatempos preferidos e acho sempre coisas muito mais interessantes para fazer! O truque é ir fazendo aos poucos, porque quando a deixo acumular é horrível.
 
Assim, e depois de ver vários exemplos, resolvi tentar estabelecer a minha própria rotina semanal das tarefas domésticas, tendo em conta os meus horários de trabalho.
 
De referir que conto com a ajuda quinzenal de uma senhora que vem cá passar a ferro e fazer outras tarefas que sejam necessárias, como, por exemplo, lavar as janelas.

Pensei em fazer da seguinte forma:
2ª Feira - Lavar a casa de banho e passar a mopa;

3ª Feira – Passar pano no micro-ondas e na máquina do café;
4ª Feira – Lavar/ Estender e Arrumar a roupa e Limpar o pó

5ª Feira – Varrer/aspirar e lavar o chão;
6ª Feira – Dar uma limpeza geral no frigorífico, organizar a ementa e a lista de compras;

Todas as manhãs – Deixar a loiça do pequeno-almoço lavada/na máquina e tudo o que usarmos no respetivo lugar;
Todas as noites- Deixar sempre a cozinha e a sala bem arrumadas.

Falei em ementa, mas não estou a pensar numa “ementa semanal” como agora se vê muito pela blogosfera fora. A ideia é organizar conjuntos de 3 comidas que, sempre que possível, cheguem para mais que uma refeição, mais uma sopa. Uma ementa muito rígida não resultaria para nós, porque nem sempre fazemos as refeições em casa e, muitas das vezes que isso acontece, não o conseguimos prever.
Enfim, vamos ver como corre. À medida que achar pertinente, irei procedendo às reformulações necesárias.






Sem comentários:

Enviar um comentário