Seguidores

domingo, 14 de outubro de 2012

Lida da casa!

Vi, em alguns blogs, exemplos de organização/ gestão das tarefas domésticas. Aqui na Minha Aldeia (e talvez noutras também!), estas atividades tão diversificadas são globalmente chamadas “lida da casa”. É comum ouvir as pessoas mais velhas dizer apenas “estive a fazer a lida”.
Mas “a lida” não é propriamente um dos meus passatempos preferidos e acho sempre coisas muito mais interessantes para fazer! O truque é ir fazendo aos poucos, porque quando a deixo acumular é horrível.
 
Assim, e depois de ver vários exemplos, resolvi tentar estabelecer a minha própria rotina semanal das tarefas domésticas, tendo em conta os meus horários de trabalho.
 
De referir que conto com a ajuda quinzenal de uma senhora que vem cá passar a ferro e fazer outras tarefas que sejam necessárias, como, por exemplo, lavar as janelas.

Pensei em fazer da seguinte forma:
2ª Feira - Lavar a casa de banho e passar a mopa;

3ª Feira – Passar pano no micro-ondas e na máquina do café;
4ª Feira – Lavar/ Estender e Arrumar a roupa e Limpar o pó

5ª Feira – Varrer/aspirar e lavar o chão;
6ª Feira – Dar uma limpeza geral no frigorífico, organizar a ementa e a lista de compras;

Todas as manhãs – Deixar a loiça do pequeno-almoço lavada/na máquina e tudo o que usarmos no respetivo lugar;
Todas as noites- Deixar sempre a cozinha e a sala bem arrumadas.

Falei em ementa, mas não estou a pensar numa “ementa semanal” como agora se vê muito pela blogosfera fora. A ideia é organizar conjuntos de 3 comidas que, sempre que possível, cheguem para mais que uma refeição, mais uma sopa. Uma ementa muito rígida não resultaria para nós, porque nem sempre fazemos as refeições em casa e, muitas das vezes que isso acontece, não o conseguimos prever.
Enfim, vamos ver como corre. À medida que achar pertinente, irei procedendo às reformulações necesárias.






1 comentário:

  1. Já há muito tempo que não consigo manter uma rotina de jeito, mas vou tentando manter algumas regras:
    À 2ª feira tento sempre fazer camas de lavado e limpar as casas de banho, o que leva a que também seja o dia de lavar tudo o que é roupa da casa (turcos, lençóis, panos da loiça, toalha de mesa, mantas dos sofás, etc.).
    Quanto à nossa roupa, numa casa de 4, com duas filhas que mudam de outfit como quem bebe copos de água e com um marido que é um verdadeiro ímã de nódoas, há sempre roupa com fartura para lavar, como tal, quase todos os dias faço máquinas de roupa. A parte de passar e arrumar é que é o meu pesadelo e maior dificuldade.
    Varrer, aspirar e lavar o chão, são também tarefas quase diárias e à medida das necessidades, visto ter a porta sempre aberta para o quintal e 2 cães que passam o dia dentro e fora.
    Limpeza de pó... outra tarefa inglória cá por casa, passado um dia ou dois de ter sido tudo limpo, olha-se à volta e parece que não se fez nada, como tal, coração ao alto e limpa-se quando se tem vagar.
    A cozinha tento sempre deixar limpa e arrumada todas as noites.
    Ementas e listas de stock de frigorifico e despensa não faço, mas ando tentada. Apenas me limito a apontar no quadro das compras a fazer o que vai acabando à medida que é usado, mas pelo que vejo, este tipo de organização, parece-me que facilita e muito tanto as compras como as refeições diárias.

    ResponderEliminar