Seguidores

domingo, 14 de junho de 2020

Suculentas em loiça antiga

Há uns meses estreei-me nas compras no OLX. Comprei duas garrafas de vidro antigas e três peças de loiça, com uma delicada flor azul. 
As garrafas foram devidamente lavadas e guardadas no louceiro, mas para o bule, leiteira e açucareiro eu já tinha um projeto em mente quando os comprei: plantar suculentas sem os furar!
As suculentas são uma boa ideia para quem, como eu, gosta bastante de plantas em casa, mas tem pouco tempo e pouco espaço para as ter. Estas plantas são bastante resistentes, porque têm água no caule, por isso, exigem pouca rega e mantêm-se "sózinhas", desde que num local com luz. Cá em casa, a bancada da cozinha é um bom lugar, muito iluminado, mas sem sol direto.
Pesquisei na internet a melhor forma de as plantar e, das variadíssimas hipóteses que me apareceram, escolhi a que não implicava ir comprar nada em lojas de jardinagem, que, por aqui, nem existem. Infelizmente não tenho fotografias do processo, fazer tudo com quatro mãos pequenas a ajudar já é suficientemente dinâmico, para ainda andar uma máquina fotográfica "nesta dança". 
Comecei por colocar umas pedrinhas pequenas no fundo dos recipientes de loiça, que depois cobri com carvão vegetal. Acredito que o carvão foi um grande aliado para o sucesso desta tarefa, pois absorve a água em excesso, evitando o apodrecimento das raízes, atenua os maus cheiros que possam surgir e ainda é repelente de insetos. Depois enchi o resto dos "vasos" com terra e plantei as pequenas mudas que tinha.

 Por ordem, a leiteira, o açucareiro (que trazia a tampa, embora em mau estado) e o bule. É uma loiça antiga, de uma fábrica portuguesa que já não existe, certamente.


A manutenção é muito simples: uma tampinha de garrafa de água ao fim de semana. A desvantagem é que crecem muito pouco (ou nada!) e acaba por se tornar aborrecido não as ver crescer.
 Fiquei muito contente com o resultado. Até breve!

4 comentários:

  1. Ora muito bom dia ☺️
    Que bom ter te aqui de novo.
    Post muito bem escrito e bem elucidativo sobre suculentas, a Lulu aqui não sabia das vantagens do carvão. Opss...... pra Próxima muda vou colocar.
    Plantas dentro e fora de casa dão sempre aquele toque eu também adoroooo.
    Os potes são muito giros e imagino os também como centro de mesa num jantar ou almoco.
    Gostei da palavra que dinâmica pra exemplificar o que é entar fazer algo com crianças tão pequenas. 🙄🙄🙄😀😀😀
    Bj grande e ainda bem que estás de volta
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lulu, imagino que compreendes o real significado deste "dinamismo"...
      Olha, estamos em sintonia, já usei estas suculentas numa bandeja branca, como centro de mesa!
      Um beijinho grande e obrigada pelo carinho, é muito bom que, passado tanto tempo, continuemos aqui!

      Eliminar
  2. Olá Susana,

    Acho que loiças antigas a fazerem de vaso é uma ideia que tem muito charme. Tenho imensas peças desirmanadas que qualquer dia vou fazer o mesmo que tu. No OLX encontra-se muita coisa gira e a bom preço, é preciso é tempo e paciência para pesquisar. Suculentas são as minhas eleitas por aqui, pois com as mãos que tenho pouca coisa sobrevive. Beijinhos e boa semana para ti!

    ResponderEliminar
  3. Querida Val, foste uma das minhas inspirações (muitas vezes és!), uma vez que ofereceste vários como presente de Natal!!
    Olha, eu também tinha predominantemente suculentas, pois acho que não tenho "mão verde", mas agora estou a aventurar-me com outras plantas e até corre bem às vezes :)
    Um beijinho grande e obrigada pelo carinho, é muito bom que, passado tanto tempo, continuemos aqui!

    ResponderEliminar