A secretária que hoje chamo de minha e uso todos os dias aqui neste cantinho da Minha Casinha d'Aldeia estava arrumada num canto escuro de um armazém, depois de ser usada por pessoas diferentes, em décadas diferentes e de ter sobrado a todas elas.
Chamou-me à atenção assim que a vi, mas não era minha e eu não precisava dela naquela altura.
Com a pandemia, fui uma das muitas mães que, de um dia para o outro, se viu em teletrabalho, com os filhos também em casa. Foi (é!) um loucura!
Nesta fase, a mesinha redonda com a toalha de renda e bordado que usava quando precisava de trabalhar em casa deixou de ser suficiente, era preciso uma secretária!
Entrámos em contacto com a dona da secretária, pensando num valor máximo que poderia dar por ela e, felizmente, foi-me oferecida.
Estava com 'mau ar', mas em bom estado de conservação. É pequena, mas suficiente para o que preciso, feita maioritariamente de pinho maciço e com bastante espaço de arrumação.
Só os fundos das gavetas é que estavam piores, pois são feitas de uma espécie de contraplacado que começava a desfazer-se. Fiz uma mistura de duas partes de cola branca com uma de água e dei duas camadas. Resultou.
A seguir foi lixar tudo, tentando deixar a madeira livre das camadas de verniz e das marcas do tempo. Inicialmente, imaginei-a branca, mas depressa desisti, achei que ía perder caráter. E ainda bem que desisti, porque com a generalidade dos estabelecimentos fechados, não tinha onde ir comprar os materiais. A solução foi recorrer ao que havia em casa, uma lata de Cuprinol, que já nem me lembro para que efeito foi comprada.
Gostei do resultado, ligeiramente mais escura (nas primeiras fotografias parece mais escura, estas são mais próximas da realidade), num tom muito próximo do móvel que seria o seu vizinho do lado.
Fiquei contente com o resultado a vários níveis: melhorei o meu local de trabalho o que, nesta fase, faz toda a diferença, não gastei um único euro e o Planeta agradece todas as reutilizações possíveis.
Até breve!
Olá Susana :)
ResponderEliminarNão imagino o que é estar com 2 pequeninos e em tele trabalho, deve ser de ficar choné :D
É sempre bom termos um espaço dedicado ao computador especialmente agora nesta fase.
Foi um bom achado, com muita arrumação e ficou muito bem na cor da madeira, nem tudo fica melhor pintado de branco.
bj grande e força
Querida Lulu, esta secretária foi realmente um bom achado. Um dia destes vi uma muito semelhante, também em mau estado, à venda por 50 euros! A grande mais valia é a arrumação, tudo à mão, mas rapidamente guardo o computador na gaveta grande e as folhas, canetas, lápis, furadores e demais tralha inerente à minha profissão, nas gavetas pequenas, devidamente organizado. E depois é só dizer várias vezes ao dia "não se mexe nas gavetas da mãe!"
ResponderEliminarNão foi fácil, mas as férias chegaram! Vamos ver como será a partir de setembro.
Um beijinho grande.