Na minha Aldeia, como em todas as aldeias por esse país fora, há pouco comércio, poucos serviços, poucas pessoas... No entanto, os que cá estão esforçam-se por fazer muito com pouco e valorizar o que temos de melhor. E quando isso acontece, conseguimos fazer coisas fantásticas e eu sinto-me privilegiada por fazer parte de duas Aldeias.
Numa dessas minha Aldeias, um conjunto de senhoras, apenas com boa vontade e uma sala na junta de freguesia, criou o "Atelier de Saberes Partilhados". Cada uma ensina o que sabe às outras e todos são bem-vindos, mesmo quem, como eu, vai lá "de visita". Uma dessas visitas foi mais demorada que as outras e permitiu fazer esta bolsinha para guardar o disco externo.
- Coser o tecido do padrão vermelho ao das bolinhas e depois a rendinha branca;
- Coser de lado, para fazer "um saquinho";
5. Antes de colocar o saquinho de esponja dentro do das bolinhas, coser na diagonal uns 4 cm, para fazer o fundo da carteirinha;
6. Depois de já estarem os "saquinhos" todos uns dentro dos outros, vem a parte difícil, que é ajustar ao fecho.
7. O truque é experimentar e alinhavar até se obter uma distribuição uniforme do tecido em relação ao fecho e depois cortar o excesso. Depois, substitui-se o alinhavo pela linha definitiva. As senhoras cosem com linha de fazer renda, pois é mais forte.
8. Esta fase já é opcional. Como o tecido do forro é branco e a linha para coser o fecho é azul escura, ficava feio por dentro. A solução encontrada foi disfarçar com esta gregasinha branca.
E pronto, foi assim que passei uma agradável tarde de conversa com senhoras de idades muito diferentes (dos 11 aos 77!) e fiquei feliz e contente com a minha bolsinha para o disco externo! Claro está que já estou a magicar outras peças, a combinar com esta, vamos ver.
Até breve!!
Fico feliz de ter gostado da minha bolsinha, é mesmo boa para andar com o disco externo casa/trabalho/casa. Mas valeu mais ainda pelo convívio! :)
ResponderEliminar