Seguidores

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Doce de laranja

A Laranja é, sem dúvida, um dos meus frutos preferidos. Além de gostar do seu sabor, tenho com este fruto uma espécie de relação afetiva, entra no grupo de alimentos que me sabe a "a memórias e afetos". 

Nestes dias de confinamento, com duas crianças em casa que nem no quintal podem brincar, pois está escorregadio e húmido, é urgente fazer atividades diferentes com eles ou estarão permanentemente em frente à televisão. Mas também preciso fazer por mim, se há coisa que aprendi nos últimos anos é que, para cuidar bem dos que mais gosto, tenho de estar bem. E não foi uma lição fácil de aprender...

Resolvi que colheríamos as últimas laranjas da laranjeira do nosso quintal e faríamos doce, até porque os meus filhos agora gostam de ver o Urso Padington, que aprecia bastante este doce e já várias vezes me tinham pedido para fazer. 

Imagem retirada daqui

Pesquisei umas receitas na internet, mas acabei por adotar ideias de várias fontes e adaptar à maneira como tenho feito outros doces ao longo do tempo.

Usei 5 laranjas grandes, igual peso das laranjas de açúcar amarelo e dois paus de canela. Uma estrelinha de anis também devia ter ficado aqui bem, mas não tinha e os tempos atuais não são de ir ao supermercado sem ser estritamente necessário, muito menos com duas crianças.

1. Descascar 3 das 5 laranjas;

2. Cortar as 5 laranjas em meias luas, o mais finas possível;

3. Pesar as laranjas já descascadas e cortadas (para determinar a quantidade de açúcar a utilizar depois);

4. Pôr de molho, em água fria, as laranjas que têm casca, para que esta amoleça (uns 15 min. é suficiente);

5. Juntar a laranja com casca e a que não tem numa caçarola de vidro grande e cobrir com o açúcar amarelo, tantas gramas quantas as que as laranjas pesaram antes;

6. Ir mexendo de vez em quando, até o açúcar se transformar em calda;

7. Umas horas depois (o ideal é de um dia para o outro, mas não conseguimos aguentar!) verter o conteúdo da caçarola para um tacho, juntar dois paus de canela e levar a lume médio/brando até atingir ponto de estrada;

8. Guardar o doce em frascos previamente esterilizados.



As nossas laranjas deram estes 3 frasquinhos e estamos muito contentes com o resultado!



 Até breve!!

1 comentário:

  1. Bom dia Susana 🤗
    Adoro doces e compotas, apesar de que açúcar ultimamente tem sido 0.
    Cá em casa ninguém come doce, mas já chocolate é outra coisa.
    Diz me uma coisa usa esse doce não é necessário triturar a casca quando está a cozer na panela?
    Espero que estejam todos bem, grande bj
    Lulu

    ResponderEliminar