Seguidores

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Os gatos que nos adotaram como donos

Eu não escolhi os gatos da minha vida, acolhi os gatos que me apareceram... Descobri o que é ser gateiro, há pouco tempo nem sabia que esta expressão se usava.
ga·tei·ro 
(gato + -eiroadjectivo e substantivo masculino
1. Que ou quem é amigo ou tratador de gatos. 
"gateiro", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/gateiro [consultado em 06-08-2015].

Há três anos foi o Kiko, quando um imbecil de um vizinho matou uma gata de rua que tinha filhotes ali nas imediações e nós não tivemos outra opção além ficar com o único sobrevivente, que apareceu no quintal sem nós percebermos bem como. Mas ainda bem que o fizemos, tem sido uma ótima companhia. 


Agora é uma gata adulta. 
Já há mais ou menos um ano que ronda o nosso quintal em busca dos restos da comida do meu gato. Fazemos barulhos para ela ter medo de nós, mas ao mesmo tempo garantimos que há comida e água suficiente para ela.  Há uns dias descobri que tinha duas crias (pelo menos) no quintal de uma casa vazia aqui da vizinhança e o meu coração ficou apertado... Um ou dois dias depois estava uma cria morta nas traseiras da minha casa. Então decidi que, se já olhava pela sua alimentação, estava na hora de fazer um pouco mais.
Falei com a minha amiga veterinária (outra gateira!!) e chegámos à conclusão que o melhor a fazer era começar a tomar a pílula; pelo tamanho dos gatinhos desta criação, esperamos que ela ainda não tenha tido tempo de engravidar novamente. 
É difícil dar medicamentos a gatos, mas esta foi muito fácil, foi só pôr o comprimido num bocadinho de comida de saqueta e ela lambeu tudo até fim. A longo prazo, a pílula é prejudicial, mas avançar já para a esterilização era precipitado. Daqui a quinze dias terei de repetir o processo. 
A gata parece que adivinhou tudo isto e passou a estar mais tempo no meu quintal e a deixar de ter tanto medo de nós, mesmo quando lhe fazemos os mesmos barulhos com que antes já a enxotávamos e ela fugia. Não sei se ainda tem crias aqui por perto, vamos ver como é que as coisas evoluem.


Mas acho que já tenho dois gatos...

Até breve!

6 comentários:

  1. Coitadinhos dos bichinhos. Ainda bem que há gente generosa e amiga dos animais para protegê-los, alimentá-los e acarinhá-los. Deve ser difícil lidar com todos os gatos que por aí aparecem, mas acho que fizeste o melhor que sabias e podias. Muitos parabéns pela linda e generosa atitude! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! De facto, "fico doente" quando ouço certas coisas que se fazem aos bichos! Aqui na minha Aldeia há uma Senhora que alimenta os animais de rua e cuida dos que estão doentes. Diz que o marido é q a sustenta, a reforma dela vai-se toda nos bichos! Acho-a o máximo, mas há muita gente a criticá-la, infelizmente.
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Ah ,quer dizer que eu e a minha filha somos gateiras :D:D
    Adoro gatos e tenho dois ,foram ambos resgatados .
    Por mim tinha mais ,mas a casa é pequena .
    Gosto muito da maneira de estar dos gatos ,paz e descanso .
    Bom fim de semana
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, assim sendo são gateiras. :D
      Também descobri a palavra há pouco tempo! Lembro-me de ler o teu post sobre um dos teus gatos, também foi "ou o trago para casa ou não lhe vai acontecer nada de bom".
      São muito tranquilos, mas fortes ao mesmo tempo, também gosto deles por isso.
      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Os animais gostam de quem lhes faz bem :) E sabem quando os "enxotam" se é realmente para se afastarem ou não ;D Eles, ao contrário de algumas pessoas são muito inteligentes :) A gatinha agradece Casinha e vai ficar muito grata por a terem ajudado ;)
    Parabéns por essa linda atitude :)
    Beijinhos e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Olá. E esta gata tem de ser mesmo inteligente para sobreviver, porque a vida dela não tem sido fácil. Não sei que idade terá, mas tem muitas mazelas no corpinho, a pobre. E dá-me ideia de ser nova ainda.
      Um beijinho.

      Eliminar