Seguidores

terça-feira, 11 de novembro de 2014

O meu primeiro gorrinho

Nunca tinha feito um gorrinho, mas uma amiga lançou-me o desafio...
E que desafio, pois não sabíamos as medidas do menino e não tínhamos hipótese de experimentar. Teve de ser um modelo que desse para adaptar, tanto em largura como em altura, e que as minhas competências com as lãs permitissem.

Fiz uma pesquisa no Sr Google e encontrei várias hipótese, mas esta foi a que me pareceu mais adequada:

Mas estes também não me pareceram mal...


Foi neste site que encontrei uma tabela de medidas que me guiaram na execução do meu gorrinho.


Com os novelos que tinha em casa para fazer um xaile a contar com o Natal, resolvi experimentar. Entretanto, conclui que era melhor ter usado uma lã mais fina que esta Miltons que eu gosto tanto. Paciência, para a próxima, já sei.

Durante uns serões, fiz um rectângulo com as medidas que retirei do site...


Este ponto, não sei o nome, é como o que me ensinaram como "matinho seco", mas que normalmente lhe chamam "ponto baixo", mas enfia-se só num lado da correntinha, e é isso que dá o efeito do elástico.

Depois de unir tudo, comecei a fazer o pompom para coser ao gorrinho:


Terminado o pompom, foi tempo de o coser ao gorro. Só nesta altura percebi que estava demasiado grande e tive de o "tosquiar" até ficar à medida que achei bem.



Agora sim, tosquiado e cosido no lugar:



Mostrar um gorro de criança ao lado de uma bandeja de garrafas de licor não fica lá muito bem, mas era o sitio da casa mais luminoso numa tarde feia. As florinhas vieram do quintal da Vizinha Velhota, claro!

Estou desejosa de saber se está bom ao menino! Amanhã vou já levá-lo à mãe, se não servir, faço outro e este terá outro destino. Agora que já sei fazer gorrinhos, já tenho mais duas cabecinhas em vista para ganharem um!!!

Até breve!!

8 comentários:

  1. E que bonito que ficou...
    Beijinhos,
    Carina

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Sou eu outra vez!

    Desculpa, mas queria fazer um gorrinho para um bebé e não tenho referência nas medidas. Podes dizer-me qual a medida deste que fizeste?

    Obrigada!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá, não tens de pedir desculpa. Este tinha aprox. 20 cm de altura e 40 de comprimento. Mas vai aos links que tenho no início desta mensagem, foi por lá que me organizei e correu bem.
    :)

    ResponderEliminar
  4. Obrigada!

    Vou então tentar fazer!

    Depois conto como correu!

    Bjs

    ResponderEliminar