Seguidores

domingo, 17 de agosto de 2014

Leituras quase em dia - continuação

Nos últimos dias consegui dar um avanço na minha lista de livros "a ler proximamente":

José Eduardo Agualusa - O Vendedor de Passados
Sinopse
"Félix Ventura. Assegure aos seus filhos um passado melhor". É a partir deste cartão-de-visita que se desenrolam os capítulos de "O Vendedor de Passados", novo romance de José Eduardo Agualusa. A mentira e a verdade, o(s) homem(s) e o(s) seu(s) duplo(s), a memória e a memória da memória, a ficção e a realidade. Angola ("é importante ironizar com a sociedade angolana, que é uma sociedade que se construiu e se continua a construir assente em muitas ficções" - o autor ao Público, 19/06/04). Tudo poderia acontecer. Tudo poderia ter acontecido. (Susana Moreira Marques, Público, Mil Folhas: "A determinada altura a osga recorda a mãe num momento da sua vida passada: 'Nos livros está tudo o que existe, muitas vezes em cores mais autênticas, e sem a dor verídica de tudo o que realmente existe. Entre a vida e os livros, meu filho, escolhe os livros'(p. 122). José Eduardo Agualusa provavelmente escolhe a vida.") Isto é: os livros?
Críticas de imprensa
"O que aqui temos (lemos) é um belo livro, despojado de intencionalidades dirigidas, demonstrando a eficácia de uma tal opção. Encontrar uma boa metáfora para dizer a vida é uma felicidade; envolvê-la com uma narrativa límpida e despretensiosa, um alegria; suspender até ao limite do narrado um desfecho, uma glória. Entregá-lo assim, feiro, a um público leitor, uma simpatia."
Dórias Graça Dias, Expresso, Actual


"O último livro de José Eduardo Agualusa é um retrato irónico da sociedade angolana, é sobre 'o que é a verdade e o que é a mentira', como explica o autor, é sobre a memória, essa entidade mutável, e literatura, também numa homenagem a Jorge Luis Borges. Mas, mais importante que a história ou as histórias que contém, o livro está cheio desses momentos que nos fazem levantar os olhos das páginas antes de continuar. São essas as ideias que ficam retidas no leitor."
Susana Moreira Marques, Público, Mil Folhas.
(Retirado de: http://www.wook.pt/ficha/o-vendedor-de-passados/a/id/13927520)

Gabriel Garcia Marquez - Crónica de uma morte anunciada

Sinopse
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 9º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada - Grau de Dificuldade II.

Vítima da denúncia falaciosa de uma mulher repudiada na noite de núpcias, o jovem Santiago Nasar foi condenado à morte pelos irmãos da sua hipotética amante, como forma de vingar publicamente a sua honra ultrajada e sob o olhar cúmplice ou impotente da população expectante de uma aldeia colombiana: é esta a história verídica que serve de base a este romance, e que, logo nas suas primeiras linhas, é enunciada.

A capacidade de Gabriel García Márquez em reconstruir um universo possuído pela nostalgia, mágica e encantatória da infância e a sua genial mestria em contar histórias fazem deste romance mais uma das obras-primas que consagraram definitivamente este autor.
(Retirado de http://www.wook.pt/ficha/cronica-de-uma-morte-anunciada/a/id/71010)

3 comentários:

  1. Dois livros extraordinários, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  2. Não conheço estes dois :)
    Ando de momento em temas mais esotéricos ;) mas já tenho saudades de ler um bom romance!

    ResponderEliminar
  3. Para mim esse livro do GGM é de longe o meu preferido. Li-o duma assentada! É lindo!

    ResponderEliminar