Seguidores

domingo, 27 de abril de 2014

Em modo "leitura compulsiva"

Os últimos tempos têm sido pouco dados às linhas ou aos pincéis e muito ocupados com as leituras. 
A "O Homem de Constantinopla" seguiu-se o "O Amor nos Tempos de Cólera", como falei  aqui. E foi com muita tristeza que vi morrer o autor do livro que eu estava a ler, Gabriel Garcia Marquez. Foi, de facto, um autor extraordinário que nos deixou um legado verdadeiramente magnifico!!

Fiz uma pesquisazinha básica no Sr Google e encontrei uma pequena síntese desta obra  neste blog

"Um romance de realismo fantástico que fala sobre um amor sem barreiras num cenário de uma pequena cidade do Caribe em fins do século XIX. O amor de dois jovens e suas cartas transbordando de emoção e lirismo são interrompidas pelos preconceitos e hipocrisias da sociedade da época. Florentino Ariza jura amor eterno a Fermina Daza e mesmo quando sua amada casa-se com Juvenal Urbino, sua jura persiste e espera 53 anos, 7 meses e 11 dias, quando seu rival morre, para ter seu amor em seus braços.

Florentino Ariza se relaciona com diversas mulheres, mas nunca se envolve com nenhuma, para conservar-se livre para o momento que poderá ter seu verdadeiro amor. 
Constrói fortuna, mas não para si, sempre pensando no dia que conquistará o coração de Fermina Daza.

Um incrível e irresistível romance que trata do amor, da velhice e da morte. O sentimento que persiste em todas as fases da vida, que mesmo que esteja destinado a morte, se mantêm acesso enquanto a energia vital persistir. Com seu maravilhoso talento e seu estilo próprio de narração que insere o leitor num emaranhado de histórias sem nenhum tipo de sistematização, Gabriel Gárcia Marquez fala sobre o um amor que desabrocha quando mais nada se espera da vida e por isso mesmo torna-se tão intenso." Retirado de http://bomlergarciamarquez.blogspot.pt/2007/05/resumo-amor-nos-tempos-de-clera.html

E a seguir ao "Amor nos tempos de Cólera" li, "Doze contos peregrinos":

Imagem retirada de: http://www.fnac.pt/Doze-Contos-Peregrinos-Gabriel-Garcia-Marquez/a175812
 
Neste blog encontrei uma descrição da obra com a aqual não podia estar mais de acordo! 
Todos os contos relatam a história de latino-americanos que vieram à/ para a Europa. O meu conto preferido foi o "Maria dos Prazeres", a forma como uma prostituta de 76 anos prepara ao pormenor os aspetos práticos da sua morte e a sua relação com o seu cão. 

E o Senhor que se segue será Miguel Sousa Tavares, com a sua "Madrugada Suja". 


Deste autor, já li "Equador" e "Rio das Flores". Gostei muito de ambos os livros, mas a história e a contextualização geográfica do segundo faz-me preferi-lo. Vamos ver o que acho do terceiro livro!

Até breve!!






5 comentários:

  1. Olá,
    Eu por coincidência também estou a ler um livro de GGM, sobre a sua infância - Viver para conta-la.
    De GGM só li "100 anos de solidão" e quero ler amor nos tempos de colera.
    De MST li o Equador que devorei e adorei, li o Rio das flores mas não gostei tanto.
    Como viu tambem adoro ler, gostava de ter mais tempo mas...
    Gosto imenso de autores portugueses e acabo por ser agradavelmente surpreendida, por exemplo com Rosa Lobato Faria, Mário Zambujal, Tiago Rebelo, Fernando Namora, Jose Luis Peixoto, etc....
    Bjs
    Dulce BarbosA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me falta tempo para as leituras que desejaria fazer!! Paciência, de vez em quando consigo organizar-me para poder fazer estas maratonas que tanto me agradam. Dos autores que referiu, não conheço Tiago Rebelo, vou investigar.
      Bj e boas leituras.

      Eliminar
  2. O GGM é de longe o meu autor preferido, dele apenas ainda não li o Outono do Patriarca, os Doze Contos Peregrinos e Ninguém escreve ao Coronel. Os outros todos já os li! Mesmo contos infantis... o meu preferido dele é mesmo o Crónica duma Morte Anunciada e o Cem Anos de Solidão. Olhos de Cão Azul também é muito bonito :)

    Foi com tristeza que vi partir o autor das mais fantásticas histórias que já li :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu que nunca tinha lido nada de GGM, estava a ler "O amor nos tempos de cólera" quando vi as notícias, primeiro do agravamento do seu estado de saúde e depois da sua morte. A decisão de ler outro livro do aitor foi uma espécie de pequena homenagem póstuma que lhe quis fazer.
      Bjs :)

      Eliminar
  3. Gosto muito de autores sul-americanos, não sei porquê, tenho uma certa "queda" :) Mas nunca calhou ler nada de Gabriel Garcia. Mas está na minha lista de leitura :)
    Agora ando a ler "Adeus, minha concubina" de Lilian Lee, é um retrato da China antes do Comunismo e nos primeiros tempos da instalação de Mao. É muito crú, não estava à espera que fosse assim.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar