Seguidores

quarta-feira, 20 de março de 2013

Novamente o Palácio de Queluz


No início de dezembro falei aqui da minha visita ao Palácio de Queluz, mas só agora é que as fotografias me chegaram à mão. Gostei muito, como sempre gosto muito de todos os Palácios que tenho o prazer de visitar.

Antes da visita, fiz uma pesquisazinha básica para saber o que me esperava.

Deixo uma informação sucinta sobre o Palácio:
"O Palácio Real de Queluz (também chamado de Palácio Nacional) é um palácio do século XVIII localizado na cidade de Queluz no concelho de Sintra, distrito de Lisboa. Um dos últimos grandes edifícios em estilo rococó erguidos na Europa, o palácio foi construído como um recanto de verão para D. Pedro de Bragança, que viria a ser mais tarde marido e rei consorte de sua sobrinha, a rainha D. Maria I de Portugal.
Serviu como um discreto lugar de encarceramento para a rainha Maria I enquanto sua loucura continuou a piorar após a morte de D. Pedro em 1786. Após o incêndio que atingiu o Palácio da Ajuda em 1794, o Palácio de Queluz tornou-se a residência oficial do príncipe regente português, o futuro D. João VI, e de sua família. Permaneceu assim até a fuga da família real para o Brasil em 1807, devido à invasão francesa em Portugal.
A construção do Palácio iniciou-se em 1747, tendo como arquiteto Mateus Vicente de Oliveira. Apesar de ser muito menor, é chamado frequentemente de "o Versalhes português". A partir de 1826, o palácio lentamente deixou de ser o predileto pelos soberanos portugueses. Em 1908, tornou-se propriedade do Estado. Após um grave incêndio em 1934, o qual destruiu o seu interior, o Palácio foi extensivamente restaurado e, hoje, está aberto ao público como um ponto turístico.

 (Extraído de http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_Real_de_Queluz)

Através deste link é possível fazer uma visita virtual ao Palácio:
http://www.360portugal.com/Distritos.QTVR/Lisboa.VR/monumentos/Queluz/index.html
Clicando em qualquer dos links acima é possível ver várias fotografias dos diferentes espaços do Palácio de Queluz.

Eu vou deixar algumas daquilo que mais me impresssionou: os Candeeiros das várias salas e quartos!






 


São ou não espetaculares?
Até breve...

Sem comentários:

Enviar um comentário