Seguidores

terça-feira, 4 de setembro de 2012

"Sonhar ao Longe"


Uma amiga apresentou-me um livro infantil ilustrado por um amigo dela… e os meus olhinhos bateram logo nestas frases:
“Eu acho que as casas também fazem parte do corpo das pessoas. Uma parte que se entranha em nós e nos ampara, como um porto faz, quando os homens do mar regressam às mulheres da terra.”

Não podia estar mais de acordo, adorei!

O livro é este, da autoria de Jorge Serafim e ilustardo por José Francisco.
 
Fiz uma pequena pesquisa e descobri que " é uma obra para crianças de todos os tamanhos"!!.
“Este texto nasce de uma solicitação do ilustrador José Francisco, quando estudava Artes Plásticas e Multimédia na Escola Superior de Educação de Beja. No âmbito de um trabalho de uma disciplina do curso, precisava de um texto para ilustrar e maquetar em forma de livro e montar uma exposição sobre o processo de construção do mesmo. Após a apresentação pública aos professores e a alguns amigos, recebemos palavras encorajadoras no sentido de dar um passo em frente. É um livro discutido passo a passo. Não há palavra escrita nem ilustração desenhada que não tenha sido discutida e aprovada pelos dois criadores. Sonhar ao Longe tem dois autores e dois ilustradores
(…)
É a história de um rapazinho que mora numa rua feia, vazia e desumanizada e através das muitas horas passadas à janela do seu próprio quarto, enquanto denuncia vizinhos desconhecidos, crianças que não brincam, prédios feitos à pressa e pássaros que fazem companhia a quem precisa, imagina formas de transformar a rua aonde vive num local mais aprazível. É a história de alguém que, através do uso da imaginação, embeleza o mundo que habita, transformando-o num outro substancialmente mais apelativo. Afinal as casas fazem parte do corpo das pessoas e são todas para amar. E as casas, como as pessoas, têm direito à vida.”

Fonte:
http://da.ambaal.pt/noticias/?id=1662, com supressões.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário