Seguidores

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Mostarda e Coca-cola? Repete lá...


Mostarda e Coca-cola? Repete lá... Foram as palavras que pronunciei quando me disseram que esta mistura servia para tirar a ferrugem! 
Muito reticente, lá experimentei, afinal era coca-cola e mostarda que eu até tinha em casa. E não é que resulta? Pois é...

Na casa da minha mãe existe esta peça há mais de 30 anos, para ela tem um significado especial. É feita de uma espécie de latão a imitar cobre. E eu tenho com esta chaleira (ou lá que nome terá esta peça) uma relação de amor-ódio há muitos anos: se, por um lado, sempre gostei muito dos relevos e das partes de loiça pintada com motivos azuis, o seu tom acobreado com picos de ferrugem, irritava-me solenemente... Tentei que a Mãe me deixasse pintá-la de uma cor forte, mas não autorizou.



 Estava com este aspeto, quando me falaram do truque da mostarda com coca-cola e para esta operação já tive autorização. Deitei mãos à obra e a ferrugem foi desaparecendo...



A tampa foi a primeira parte que tratei...


A chaleira foi mais difícil, devido aos relevos...


As minha mãos e unhas foram verde fluorescente durante dois dias e o lava-loiça ficou encardido, só com lixívia é que consegui livrar-me da sujidade.


Mas o resultado final, na minha opinião, valeu a pena. 


Foi impossível recuperar algumas partes, já estavam completamente corroídas.


Fiquei feliz por me ensinarem esta estratégia simples que resultou bem e por ver "a peça" a reluzir na chaminé de lume da casa dos meus pais.

Até breve!!

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

O que se tem feito por aqui...

Além de aproveitar os últimos dias que deram para ir à praia, por aqui têm-se feito pequenas "artesanices":

Terminei os quadrados solidários para o projeto da Manta pelos Direitos dos Idosos, do qual já falei aqui e aqui.

Aqui estão eles, já devidamente empacotados e preparados para ir mandar pelo correio! Conseguimos aproximadamente 60 quadrados, em duas fases. Não foi muito, face ao que muitas pessoas e instituições têm enviado, mas foi com carinho.

Terminei outro babete, ainda dos que as amigas da minha mãe fizeram para eu bordar em ponto cruz para a Maria Clara...





 Adoro estes livros que lhe comprei, são histórias e ilustrações da autoria de Beatrix Potter, uma senhora que viveu à frente do seu tempo e nos deixou um legado fantástico de histórias infantis, com uma perspetiva ambientalista rara, muito antes destes temas fazerem parte do quotidiano. A Maria Clara também parece gostar, fica ao colo a mexer nas folhas e muito atenta aos desenhos, sons e texturas, vamos ver se também gostará de ler quando tiver idade, assim o espero!



Fiz um pequeno bordado para identificar o bibe de uma amiguinha pequenina, que vai este ano pela primeira vez para o pré-escolar.



E comecei dois trabalhos já a pensar no frio que aí vem...
Um casaco para a Maria Clara, que já vai na segunda tentativa, e se correr bem desta, palpita-me que vai ser o primeiro de vários...


 E uma touquinha também para a Princesa, porque a minha irmã não gosta nada de a ver de gorro e eu resolvi experimentar este modelo, que estou a "magicar" com base no gorro de um casaco, mas que resolvi começar ao contrário do que vi... 



E projetos? Muitos... já também a pensar no Natal.
Até breve!!