Seguidores

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Latas, latinhas e um frasco de vidro!

Fui juntando várias latinhas aqui em casa, sempre com o objetivo de as forrar com tecido e aproveitá-las para arrumar "coisinhas".
 A primeira coisa a fazer foi pintar todas as latas com tinta branca, para que as letras e imagens originais de cada uma não se destaquem por trás do tecido.

Depois, começo por medir o tecido necessário e colá-lo à latinha com cola branca. Opto sempre por colar metade de cada vez, só quando a primeira parte está seca é que termino, para que o tecido não escorregue. Deixo tecido "a mais" na parte de baixo.
 Esse tecido sobrante é depois colado ao fundo da caixa e "escondido" com um circulo de papelão ou de um pacote de leite. O pacote de leite faz um efeito mais bonito, mas como era para usar aqui em casa e só tinha um pacote vazio, foi mesmo a caixa dos cereais que serviu.
 E aqui estão as primeiras três. Eram latas de farinha do Priminho Bebé e agora guardam fitas, aplicações e outra "tralhinha" que uso nas artes e invenções aqui da Minha Casinha d'Aldeia.

 A cola branca deixa-as brilhantes e fáceis de limpar.
 E quem veio espreitar o que andava a Dona a fazer?
 Estas são só duas, uma de chocolate em pó e a outra de leite condensado. Foram forradas com os restos de um avental que a Mamã fez.
 Estão na cozinha, com os saquinhos dos condimentos abertos.
Pelo meio das latinhas apareceu também este frasco, era de azeitonas sem caroço, coisa que raramente entra cá em casa.

Está guardado na despensa, vazio. Algum dia servirá...


 Estas três já têm o destino traçado: a antiga latinha de leite condensado, que não tem tampa, vai para o lado das três grandes (forradas com o mesmo tecido) e lá colocarei as tesouras; a das batatas fritas, que tem a tampinha transparente, já guarda molas e clips na minha mesa de trabalho e a das bolinhas ainda não está pronta. Será um mealheiro para oferecer a uma menina que tem um quarto preto e vermelho, mas como não tinha fita preta no fim de semana, está na fila.
 


Mais um "trabalhinho" riscado da minha longa lista dos projetos...
Até breve!!

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Pega porta agulhas

Vi esta pega na página do facebook da Comunidade da Arte e do Artesanato e resolvi tentar fazer.

Não correu a 100%, mas agradou-me o resultado.



 E agora uso a suposta "pega"para pregar as agulhas e guarda-las no cesto das lãs!

Até breve!

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Telas com tecido


Não sei se o título deveria ser "Telas com tecido" ou "concurso para pior fotografia"...
Títulos à parte, este fim de semana resolvi forrar umas telas que já tinha em casa para substituir uns quadrinhos que tinha nesta parede estreita da janela.
Foi muito simples de fazer: medir tecido; tirar dois fios para garantir que cortava a direito e que não "esfarripava" depois; esticar muito bem o tecido e pregar com pioneses!

 Fiz uma para cada lado da janela, sem ligar muito à parte do motivo que apanhava, mas os quadros fivaram praticamente iguais.

 
 
E o melhor de tudo foi que não gastei dinheiro nenhum, pois aproveitei umas telas que tinha em casa sem uso nenhum e o tecido é uma tira estreita sobrante de um cortinado que a Mamã me está a fazer para a sala!
 Por agora, gostei muito do resultado final, quando quiser mudar, é só tirar os pioneses e transformar o tecido e as telas noutra coisa qualquer.

Até breve!

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Mousse de Morango

Comprei uma caixa de morangos (portugueses!) por um bom preço e decidi fazer uma mousse de morango.
Cheguei a casa feliz e contente e "meti mãos à obra". O problema foi que me esqueci que uma mousse de morango não leva só morangos e eu não costumo fazer muitos doces, por isso tinha pouca coisa em casa.
Equacionadas as várias hipóteses, a solução foi mesmo fazer a "olhómetro" e adaptar as receitas que vi na internet com o que tinha em casa.
Fiz assim:
  • Reduzi aproximadamente 700 gr de morangos a puré com a varinha mágica;
  • Juntei-lhe 1 lata de leite condensado;
  • Dissolvi 5 folhas de gelatina em meio copo de leite morno e juntei também;
  • Por fim, bati 3 pacotes de natas e juntei também.
  •  


    O resultado foi ótimo, ficou pouco enjoativa e deu uma quantidade generosa, para partilhar, uns comeram aqui na Minha Casinha d'Aldeia, outros receberam-na em casa!
     
    
    Sempre adorei esta bonequinha, e quando falo em morangos vem-me sempre à memória. Não resisti em inclui-la aqui também, até porque tem uma passagem bíblica muito importante.

    Até breve!

    domingo, 7 de abril de 2013

    Páscoa na Minha Casinha d'Aldeia

    Uns diazinhos de férias sabem sempre muito bem!! Só foi pena tanta chuvinha, até para mim que gosto de chuva já começa a ser demasiado.
    Deu para dar um passeio e fazer algumas coisinhas em casa, foi ótimo!
    Terminei o meu licor de laranja e fiz um bolinho de chocolate para acompanhar.

     A Prima Lili deu-me estas bolachinhas lindas e muito boas.


    Do nosso passeio trouxemos um passarinho de vidro, da Marinha Grande, a nossa cidade vidreira por excelência.

     
    Agora "mora" aqui, juntamente com as garrafinhas de licor coloridas.
    E os diazinhos de férias ainda deram para fazer granny squares: avancei o saco e a mantinha e fiz esta carteirinha!

    Apesar da chuva ter marcado a maioria dos dias, as férias ainda deram para um passeiozinho numa tarde de sol, afinal é primavera.

     Até breve!!!