Seguidores

domingo, 29 de julho de 2012

Rabilongos

Bandos destas aves barulhentas marcam a paisagem da área da Minha Casinha d’Aldeia... 
É a pega azul que, por aqui, é chamada de Rabilongo.
Num passeio de fim de tarde, cruzámo-nos não com os bandos barulhentos a que já estamos habituados, mas com uma cria que aprendia a voar!





Ficámos a observá-la de longe ainda por um bom tempo. Fez progressos!


Enquanto eu e a Princesa observávamos de perto a jovem cria, a mãe incitava-a a voar do alto do eucalipto!

Fizemos uma pesquisa na internet sobre os nossos amigos rabilongos, da qual partilhamos aqui uma pequena parte!
Nome vulgar: Pega-azul
Outros nomes vernáculos: Charneco, Rabilongo
Nome científico: Cyanopica cyanus
Dimensão: 40-50 cm (incluindo 20-30 cm da cauda)
Descrição: partes superiores rosadas, cauda e asas azuis, barrete preto, partes inferiores brancas; a cauda longa permite facilmente identificá-la em voo.
Espécies semelhantes: a pega-rabuda, que também tem uma longa cauda, é bastante maior e identifica-se facilmente pela plumagem preta e branca.
Habitat: surge invariavelmente associada a zonas florestadas, sendo rara observá-la longe de árvores; prefere zonas com clareiras ou sem estrato arbustivo.
Distribuição: a sul do Tejo tem uma distribuição ampla, que vai desde a península de Setúbal até à fronteira espanhola e desde o norte alentejano até ao Algarve; a norte do Tejo ocorre sobretudo ao longo da raia, numa faixa com cerca de 50 km de largura, que se estende para norte através da Beira interior até à cidade transmontana de Miranda do Douro.
Estatuto migratório: Sobretudo residente; no Inverno pode formar bandos com muitas dezenas de indivíduos e efectuar alguns movimentos dispersivos.
Fonte: http://jornal.quercus.pt, Gonçalo Dias.
Partlhamos algumas imagens que encontrámos durante a pesquisa:


Ver de perto uma cria de rabilongo, sentir as suas patinhas a subir pelas nossas mãos foi uma experiência fantástica. Fez com que quisessemos saber mais sobre estas aves que por aqui são comuns mas muito mal amadas, já que as acusam de destruir as culturas agrícolas e algumas espécies cinegéticas. Mas quem povoa há mais tempo este território?



terça-feira, 24 de julho de 2012

Projetos (II)

Ainda não decidi o que fazer com a palete de madeira...

A Verónica, do Além da Rua Atelier, apresentou outra proposta maravilhosa:



Acho que ainda gosto mais desta mesinha do que da laranja de que falei anteriormnte!!

Na infindável lista dos projetos também consta a decoração e reutilização de umas latas com tampa que fui juntando aqui na Minha Casinha d'Aldeia.

Em princípio, gostava de fazer um mealheiro e uma caixa de costura, partindo destas ideias que encontrei na net, nos sites/blogs indicados.











Vamos ver o que consigo fazer. Agora, mãos à obra!




sábado, 21 de julho de 2012

Projetos...

Os dias deviam ter 48 horas em vez de 24!

São muitos os projetos que gostava de ver concretizados, cujos materiais até já estão reunidos aqui na Minha Casinha d’Aldeia mas, por falta de tempo, ainda não passaram disso mesmo, Projetos!

Uns são objetos aqui da Casinha, que quero fazer ou recuperar outras são ideias que vi por esta internet fora e que gostaria de reproduzir, à minha maneira e com os recursos disponíveis.

Costumo acompanhar este site brasileiro, repleto de boas ideias e boa disposição. http://www.margaretss.com.br

Gostaria de fazer um espelho parecido com este, mas muito mais pequeno, pois a madeira que tenho para a base é um quadrado de, aproximadamente, 25x25cm e o espelho é circular.


Do mesmo site, da Margaret, também gostava desta Mandala, com paus de espetada e bolinhas de esferovite que, no Brasil, são chamados de palito de churrasco e bolinhas de isopor!
Também costumo acompanhar o http://alemdaruaatelier.com.br/. Inspirada neste site guardei uma palete de madeira que se cruzou comigo.
Só ainda não sei o que gostava de fazer, uma mesinha como esta...

Ou esta estante...



Também tenho duas antigas portas de armário já "a meio", ainda não sei bem o que vão dar. As imagens seguintes servirão de ponto de partida.

As primeiras três fotografias são do Além da Rua Atelier e a última vi no http://mariafaz.blogspot.pt








Também quero pintar uma coluna de loiça que tenho no quintal da Casinha, fazer um banquinho de madeira para colocar debaixo da nespereira, ...

As férias estão aí, vamos ver o que as 24 horas do dia permitem!



sexta-feira, 20 de julho de 2012

Só o Depois

Vi este Candeeiro à venda numa feira que, entre outras coisas, tinha uma barraquinha de coisas em segunda mão.

O pobrezinho estava partido em vários sítios, com um abat-jour sujo e igualmente partido... Mas eu e a minha Amiga reconhecemos-lhe algum potencial e o marido dela percebe de eletricidade e disponibilizou-se a ajudar. Foi o que eu quis ouvir!!

Foi logo para a casa deles e voltou agora, já a funcionar devidamente. É por isso que não tenho as fotografias do antes, na feira e com o entusiasmo da compra nem me lembrei de tal coisa.

Quando o trouxe para a Casinha, estive a limpá-lo bem, a escolher um abat-jour (dos que tinha em casa, pois não queria gastar dinheiro!) e cá está ele.



A escolha do abat-jour não foi fácil, já que o candeeiro é antigo e os abat-jours recentes são mais largos. Não foi a escolha desejável, mas sim a possível.

Minha mãe habilidosa (I)


“Sais à tua mãe!” Já perdi a conta ao nº de vezes que me disseram isto. O que é facto é que, tal como ela, gosto de inventar coisas para fazer, mudar coisas de lugar, etc, etc, …
 Vou mostrar, aos poucos, algumas coisas que tenho aqui na Minha Casinha d’Aldeia feitas por ela ou com a ajuda dela.

Os naperons do quarto:


Ela fez a rendinha, eu fiz o resto!
A toalha que se segue está na minha mesa de trabalho e foi feita quase exclusivamente pela Mãe habilidosa,  a minha colaboração limitou-se à 1ª volta, para deixar o nº certo de "buraquinhos" e ela não perder tempo. As caixinhas foram feitas por mim: tinta acrílica, decoupage e craquelê.




quarta-feira, 18 de julho de 2012

Comedor para os passarinhos

Num blog brasileiro chamado Maria Reciclona, o mesmo do texto que partilhei anteriormente, encontrei estes comedores de passarinhos:

Resolvi experimentar a fazer um... Fui fazendo algumas adaptações e o resultado final foi este:



Vamos ver se os passarinhos gostam e se tornam ainda mais assíduos no quintal da Minha Casinha d'Aldeia!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Novo morador da Casinha

Apareceu um gatinho num quintal... Inicialmente pensámos que eram mais, que a mãe os tinha tido ali, que iria continuar a cuidar deles e que iriam partir mais tarde.

Mas não, dois dias depois percebemos que era só um e que já não havia mãe gata! Estava já com muito mau aspeto e muito fraquinho. Nunca fez parte dos nossos planos ter este ou qualquer outro animal de estimação, mas cá o temos há quase um mês!!

Apresento-vos o Kiko, o mais novo morador da Minha Casinha d'Aldeia.




O quintal passou a estar permanentemente em revolução, os vasos das plantas estão a piorar diariamente, mas é meiguinho e gosta da nossa companhia!

domingo, 15 de julho de 2012

REDUZA, REUTILIZE, RECICLE


Encontrei este texto num blog brasileiro. Achei-o muito interessante e, por isso, resolvi partilhar:


"Estamos vivendo um tempo de urgência. Tempo de conscientizarmos dos danos ambientais que já causamos ao Planeta e adotarmos medidas que possam minimizar os impactos a curto prazo e promover alterações consideráveis a longo prazo, reconstruindo assim o mundo em que nossas crianças viverão.
Esse é o tempo dos três Rs:
REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR. Nesta ordem necessariamente, pois primeiro é preciso criar uma consciência quanto às nossas necessidades reais de consumo e REDUZIR a quantidade de bens que diariamente são produzidos, consumidos e desperdiçados.

É necessário reduzir o consumo de energia elétrica, água, combustíveis, e todo tipo de produtos que utilizem recursos e matérias primas que em sua extração, processo de fabricação, transporte ou descarte causem impactos negativos ao meio ambiente.

E isso será possível quando aprendermos a viver de forma sustentável, REUTILIZANDO recursos e matérias primas já extraídas, manufaturadas, transportadas e consumidas, ou seja, produtos que em seu ciclo de produção e uso já tenham causado impactos em diversos níveis ao meio ambiente. Reutilizar significa, portanto, reduzir e preservar. Com criatividade e boa vontade isso se torna possível.

Mas se não há como reaproveitar, então é necessário RECICLAR.

A reciclagem vai possibilitar a criação de novos produtos a partir de materiais descartados, sem extração de mais matéria-prima.
Além de ajudar a diminuir a quantidade de resíduos que retornarão ao meio ambiente, a reciclagem gera renda para catadores ou cooperativas. Contribuindo para o ciclo econômico e ecológico.

Comece agora a REPENSAR.

E não pense que uma pequena atitude não fará a diferença. Se todos adotarmos diariamente um pequeno ato na regra dos três Rs, o efeito multiplicador será gigantesco em sua capacidade e importância... Com certeza."


Autoria do texto: Mazza Pena


Realmente, acho q faz todo o sentido acrescentar outros R's:

REPENSAR as nossas atitudes;


REFORMULAR os nossos hábitos;


REFORÇAR a nossas consciência ambiental...

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Quadradinhos de lã? Não, Granny Squares!!

Numa das minhas andanças pelo mundo do artesanato virtual, descobri que os quadradinhos de lã que sempre fizeram parte da minha vida são chamados de Granny Squares!

Realmente, faz sentido.
Escolhi alguns exemplos das mil e uma utilizações que podem ter:






 http://www.straw.com/cpy/patterns2/accessories/MMochi-CrochetFlowerGardenShawl.html





E calças, casacos,coletes, almofadas, cabeceiras de cama, cachecóis, etc...Estes quadradinhos coloridos e fofos dão mesmo para tudo o que a imaginação permitir! 



Aqui pela Minha Casinha d’Aldeia, POR ENQUANTO, continuam a dar origem a mantinhas para as pernas nos frios dias de Inverno. Depois de refazer uma antiga, resolvi fazer uma de raiz. Neste momento está assim…

Mas o último saco está a piscar-me o olho... e as pantufinhas parecem-me otimos presentes para a família no próximo Natal... e...