Seguidores

domingo, 24 de junho de 2012

Benefícios do tricot


Enquanto procurava informação relativamente à existência de uma determinada lã, encontrei este texto… Achei interessante e resolvi partilhar.

“Existem vários estudos que falam dos benefícios para a saúde de tricotar. Os movimentos repetitivos que efectuamos provocam uma sensação de relaxamento no corpo que ajuda a aliviar o stress, a ansiedade, a depressão, baixam a pressão sanguínea e ajudam inclusive a gerir a dor crónica.

Médicos explicam que tricotar altera a química do cérebro, no sentido que diminui a libertação das hormonas do stress e aumenta os níveis de serotonina e dopamina, que provocam o bem-estar. (...). Muitos falam que esses movimentos repetitivos activam as mesmas partes do cérebro que a meditação e o yoga.

(...)


Tricotar ajuda-nos a ser pacientes, tricotar toma o tempo. Tricotar é um acto criativo e é generosidade de horas passadas ao redor de uma peça que vai ser oferecida.

Em relação às crianças existem múltiplos benefícios também (...) mas isso deixou de acontecer nas nossas escolas.

Nas escolas Waldorf integram o tricot no que equivale ao nosso 1º ano do 1º ciclo. Tricotar aumenta a interacção entre o lado direito e esquerdo do cérebro. Tricotar faz-nos seguir esquemas, desenvolve a motricidade fina que mais tarde vai ser tão solicitada. O tricot também faz uma óptima parceria com a matemática, pois dá-nos uma concretização prática da adição e da multiplicação. Além disso tem muito de resolução de problemas e lógica.”

E vamos todos tricotar para uma vida mais feliz!

Imagem: tricoecrochet.blogspot.com

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Casinha de Cidade da Minha Irmã

Eu moro no Campo, a minha irmã na cidade!
A Casinha dela é muito diferente da minha, pois além de estar incluída num meio diferente, reflete uma personalidade e um modo de vida também diferentes. Se na minha abundam os “pormenores”, os “mimos” que por alguma razão considero especiais, na dela predomina a sobriedade.

Na semana passada estive lá… e não resisti! Alguém lhe havia oferecido uma garrafinha da maravilhosa Ginjinha de Óbidos! Era destas:
Ginja d'Óbidos Vila da Rainhas Gourmet 0,50L - Ginja / Cherry Liqueur

(Imagem retirada de www.winespiritus.com)

Sabia que ainda havia um restinho das pedras rosa-choque que há uns tempos lhe tinha comprado e pronto... lavar bem a garrafinha, encher com as pedrinhas e juntar aos outros elementos. Acho que é o elemento de interligação adequado para a jarra e o castiçal ela já tinha!


Mas há coisas que não mudam... a qualidade das minhas fotografias!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Casamento da minha Madrinha


Foi um “casamento à antiga”, em que não se pagou a empresas para prestar serviços que nem sempre são do nosso agrado. À semelhança do que fizemos para o meu casamento, foi tudo feito por nós.
As várias fases da preparação couberam a diferentes familiares e amigos e só no próprio dia foram chamadas algumas pessoas para concluir os pratos e servir as mesas.
Deixo fotos de algumas coisinhas que fiz em minha casa: corações de feltro para enfeitar as latas de lápis de cor da mesa das crianças, que eu já tinha forrado anteriormente com corda.




Em seguida, mostro outros corações, feitos de massa de moldar e arame, pintados de prateado e decorados com uma pérola.
Estes corações faziam parte dos centros de mesa e serviam para as identificar.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Recuperação do banco do quarto dos meus avós

Este banquinho fazia parte da mobília de quarto dos meus avós, de um tipo de mobiliário que era comum naquela época.
Estava muito desgastado pelo tempo, e as condições em que esteve guardado durante muitos anos também deram uma ajuda para chegar a este estado.

Este pormenor da madeira é, na minha opinião, muito bonito.


A cama e o roupeiro (que a minha avó chamava de guarda fatos!) já não existem. A cómoda e uma das mesinhas de cabeceira foram recuperados pelos meus pais há bastante tempo, estão no meu quarto lá de casa.
Assim sendo, só sobrava este banquinho, que pacientemente tem esperado pelo seu dia. E o dia chegou…
Tirar assento velho, lavar, lixar, dar verniz, colocar o estofo novo (foi a minha 1ª experiência nesta área!) e, por fim, uma fitinha a esconder os agrafos e dar mais charme.
 Sei que não nenhuma lógica fotografá-lo em cima da cama, mas foi a melhor maneira para mostrar bem o pormenor da flor!

Aqui está ele, no devido lugar, com as almofadinhas da cama a condizer. Não é nada de extraordinário, mas faz-me feliz olhar para ele ali e saber a sua origem!

domingo, 17 de junho de 2012

E, finalmente, a mantinha de lã!

Umas das artes que avançou neste tempo de ausência do blog foi a mantinha de lã que andei a refazer. Já falei nela em mensagens anteriores.

Finalmente ficou pronta.


Antes de ser recuperada, era em preto e feita pela minha mãe com a ajuda da sua avó.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Minha Casinha digital VS Minha Casinha real


Quando a Minha Casinha d’Aldeia digital parece estar vazia e sem atividade, normalmente é sinónimo de agitação na Minha Casinha d’Aldeia real. Aos poucos, vou fazer uma fazer uma atualização rápida deste tempo de ausência.

Visita da Princesa
Sempre que a Princesinha vem cá, procuro fazer coisas diferentes com ela. Desta vez foram uns fantásticos bolinhos secos.





Aniversário da minha tia
Ultimamente, tenho optado por fazer os presentes de aniversário em vez de os comprar. Normalmente é mais barato e é sempre muito mais giro, mas muitas vezes receio que as pessoas não apreciem. Desta vez, como decidi em cima da hora, só deu para pintar um vasinho de barro que já tinha há muito tempo, plantar uma planta (uma “pernadinha” que retirei de uma minha) e fazer uma maçã de feltro para enfeitar.